terça-feira, 30 de junho de 2015

Escola Comunitária "O Sossego da Mamãe" brilha nos jogos do "Atleta na Escola"

 

O Projeto “Atleta na Escola” chegou ao fim com a extraordinária participação da Escola Comunitária Sossego da Mamãe. No ano de 2014, durante a primeira etapa do projeto, 740 estudantes das diversas regiões do Município de Bom Jesus da Serra realizaram atividades esportivas de várias modalidades (corrida, arremesso de peso e salto a distância). Desta vez, sob a direção da Professora Cirlandesa Moreira do Carmo (Tia Edinha), coordenação do Professor Gilson Bonfim, apoio da Secretaria Municipal de Educação e engajamento das professoras da Escolinha Comunitária, testemunhamos o verdadeiro espírito esportivo e a alegria e participação de todos os estudantes do Sossego da Mamãe, encerrando com chave de ouro o projeto voltado para despertar e descobrir talentos para o atletismo brasileiro. Veja as fotos abaixo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



terça-feira, 16 de junho de 2015

Escola Vitorino José Alves – Professora desenvolve projeto de leitura e escrita a partir de literatura de Cordel.


Buscando resgatar a autoestima e  despertar o interesse por práticas de leitura, escrita e oralidade, a professora Luciana Azevedo Silva desafiou os alunos do 7º Ano A – da Escola Municipal Vitorino José Alves a trabalhar a Literatura de Cordel como instrumento didático.

Distribui vários textos de cordéis para que os alunos pudessem fazer a leitura de forma dinâmica e expressiva. De inicio senti da turma certa insegurança na atividade oral, mas aos poucos foram se familiarizando.Conhecendo a estrutura do cordel, como são divididas as suas estrofes em sextilhas, enfim suas características como um todo. Distribuí as xilogravuras para que os alunos pudessem escolher os temas para sua produção e criatividade no qual desenvolveriam sua própria escrita, utilizando-se dos recursos literários do Cordel que a eles foram passados.
A culminância se deu com a apresentação dos cordéis produzidos pela classe onde cada dupla de alunos apresentaram de forma surpreendente e espontânea.  .Após a leitura houve a exposição dos cordéis no varal.Onde eles apreciaram seus trabalhos como um todo. Ao realizar este trabalho com meus alunos ,percebi que essa forma de expressão popular apresenta uma riqueza cultural que pode ser explorada pelas unidades escolares, a partir da divulgação da produção cultural do povo e da região em que a escola está inserida
A escola deve ser a grande difusora da literatura de cordel, principalmente na região nordeste, onde essa cultura foi muito presente. Deve existir um espaço reservado para o aprendizado e produção literária desse tipo de poesia.Além de ser uma ferramenta importantíssima para desenvolver a leitura e a escrita dos nossos alunos.
 Veja abaixo o vídeo com as apresentações dos alunos

                                  
Veja abaixo a galeria completa de fotos da produção e apresentação dos alunos.